Ação incentiva produtores rurais a cuidarem do meio ambiente em cidades da Zona da Mata
A iniciativa é realizada pela Prefeitura de Olaria, Associação pelo Meio Ambiente de Juiz de Fora e o Instituto Estadual de Florestas.
Veja a matéria completa aqui
Clique aquiVocê que acompanha as notícias por aqui no site da AMAJF, quer ficar por dentro do que ocorreu de mais importante na COP26?
*COP26 – Resultados e a participação de Minas Gerais*.
Este é o tema da edição de novembro do Programa Sisema ComCiência, que comemora 1 ano do programa, com transmissão ao vivo pelo canal Meio Ambiente Minas Gerais, no YouTube, na próxima *quinta-feira (18/11) às 14h*.
A palestrante será a Coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade, Energia e Mudanças Climáticas da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Larissa Assunção Oliveira Santos.
A apresentação e mediação do evento ficarão a cargo do analista da Assessoria de Programas, Projetos e Pesquisas em Recursos Hídricos do Igam, Alexandre Magrineli.
---------------------------------Agenda
Sisema ComCiência – Novembro
Data: 18/11/2021 - QUINTA-FEIRA
Horário: 14h
Tema: COP26 – Resultados e a participação de Minas Gerais
Assista no Canal do Youtube Meio Ambiente Minas Gerais - https://www.youtube.com/meioambienteminasgerais
#SISEMA #MeioAmbienteMg #meioambiente #sustentabilidade #aFapemigNãoPara #ciência
Referências para nossa região da Zona da Mata Mineira
COP 26 ABORDA O POTENCIAL DA MATA ATLÂNTICA
O Secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo participou nesta quarta-feira (3), durante a COP26, em Glasgow, na Escócia, do evento que aborda o papel da Mata Atlântica na mitigação de gases do efeito estufa.
Os dados para discussão do tema no Scottish Event Campus foram apresentados pela Organização Não Governamental SOS Mata Atlântica e elaborados a partir de uma análise histórica das emissões de gases do efeito estufa (GEEs) e o potencial de mitigação até 2050.
O estudo inédito foi realizado em parceria com o Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola) e o SEEG (Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa), iniciativa do Observatório do Clima.
O subsecretário de Meio Ambiente do Estado de SP, Eduardo Trani, participou do evento e ressaltou a importância do programa Refloresta SP, apresentado durante a COP26, como um grande aliado da preservação da Mata Atlântica, além do Cerrado Paulista.
“Determinamos uma meta ousada que é o plantio de 1,5 milhão de hectares de vegetação nativa até 2050”, explicou Trani.
O Refloresta SP é um dos maiores programas de restauração florestal do Brasil.
A previsão é recuperar 800 mil hectares de área degradada por meio do programa Agro Legal e 700 mil hectares, tanto com crédito verde aos pequenos proprietários quanto com o pagamento por serviços ambientais (PSA) nos casos em que não há restauração obrigatória nem atividades econômicas consolidadas, como é o caso de pastagens de baixa capacidade agrícola.
O investimento inicial para os créditos e o PSA será de R$ 200 milhões com recursos depositados no FECOP (Fundo Estadual de Controle da Poluição).
Em Minas Gerais também temos iniciativas significativas que podem contribuir para redução de gases de efeito estufa.
O Projeto Carbono que a AMAJF desenvolve em parceria com a ONG TNC e o Mercado Livre, identificam propriedades rurais com potencial de regeneração natural e firmam PSA com os produtores rurais para que essas áreas sejam conduzidas e restauradas de maneira a gerar estoque de carbono durante o período contratado.
Iniciativa pioneira, servirá de referência no Brasil.
Acompanhe as nossas ações.