Eco Enquete

Ver Resultados

Educação Ambiental

Vamos plantar juntos!


Dicas para plantar na natureza:

Pelargônio (nome científico: Pelargonium zonale)

O pelargônio é uma planta com inflorescências que parecem mini buquês. As flores podem ser de diversas cores e mesclas, simples ou dobradas. Suas folhas, em formato de coração, têm as bordas denteadas. Devido às suas características tem sua beleza destacada em vasos e jardineiras.

Onde plantar?

Pode ser plantado em vasos ou jardins boa drenagem, mantendo a terra levemente úmida.

Como cuidar?

Devem ser cultivados a pleno sol, em solo composto de terra de jardim e composto vegetal, bem drenável, com regas regulares. Tolerante ao frio.

Como ficará?

______________________________________________________________________________________________

Violeta (nome científico: Saintpaulia ionantha)

A violeta é uma planta delicada de folhas e flores aveludadas, mas que apresenta fácil cultivo. As flores podem apresentar várias tonalidades dependendo da variedade a qual responda. Seu porte é pequeno e pode ser cultivada em vasos.

Onde plantar?

Encha mais da metade do vaso com a seguinte mistura: 2 partes de terra comum de jardim, 2 partes de terra vegetal e 1 parte de vermiculita (vendida em lojas de produtos para jardinagem). Plante a muda centralizando a raiz e complete com a mistura. Regue generosamente a planta duas vezes.

Como cuidar?

Evite molhar as folhas da violeta, pois elas podem apodrecer com a umidade. As regas devem ser apenas para deixar a terra com umidade mínima. A violeta precisa de muita luminosidade, mas não suportam sol direto. A luz filtrada pelo vidro de uma janela, por exemplo.

Como ficará?

______________________________________________________________________________________________

Amor-perfeito (nome científico: Viola tricolor)

O amor-perfeito é uma planta rústica que exige poucos cuidados. Apresenta pequeno porte e floração durante todo o ano, principalmente no inverno e na primavera. Alcança de 20 a 30 centímetro de estatura, apresentando folhas lisas, cerosas e dentadas.

Onde semear?

A semeadura pode ser feita em canteiros ou vasos compondo dois terços do recipiente com terra vegetal e um terço com areia. As sementes devem ser colocadas em baixa profundidade.

Como cuidar?

Deve ser regada três vezes por semana durante os períodos quentes e uma vez por semana em épocas mais frias. Indica-se anualmente a adubação da planta com farinha de osso, farinha de peixe ou torta de algodão e também usar fosforita, superfosfato. Sua exposição ao sol não deve ser longa, necessitando assim de locais com sombra.

Como ficará?

______________________________________________________________________________________________

Margaridas (nome científico: Chrysanthemun leucanthemum)

As margaridas são plantas que podem ser plantadas durante todo o ano, não têm uma estação específica de floração. Com as instruções abaixo, você conseguirá uma flor vistosa, com uma estatura mediana de 40 centímetros. Veja as fotos.

Onde semear?

Semeie no local definitivo ou em vaso forrado com terra e cubra com uma fina camada ou de terra ou de areia.

Como cuidar?

Durante o verão, regue três ou quatro vezes por semana e no inverno uma vez a cada duas semanas. Tente manter a terra sempre um pouco umedecida, mas nunca encharcada. Mantenha-a em locais com sol e sempre que houver flores secas, retire-as para uma nova floração.

Como ficará?

______________________________________________________________________________________________

Girassol (nome científico: Helianthus anuus L.)

Os girassóis são plantas de ciclo curto, ou seja, florescem rapidamente. O caule é longo, verde e piloso, com diâmetro e altura que diferem conforme a espécie, sendo que algumas chegam a alturas próximas de 2 metros.

Onde semear?

O semeio deve ser feito em local definitivo, pois essa planta não tolera muito bem o transporte. Deve-se afofar bastante o local a uma profundidade ideal de 25 centímetros e, posteriormente, efetuar a semeadura.

Como cuidar?

Mantenha-o em local ensolarado com no mínimo 4 horas de sol direto; faça adubações periódicas e não regue exageradamente, mantenha a terra com a superfície levemente seca.

Como ficará?

Voltar para Educação Ambiental

© 2010. Todos os direitos reservados a AMAJF - Associação pelo Meio Ambiente de Juiz de Fora

HTML+Wordpress Luiz Fernando | Layout Manitó